Histórias e opiniões sobre política, futebol, ciência e vida cotidiana de um peruano que morou no Brasil e agora mora em San Antonio. USA
sábado, 26 de fevereiro de 2011
E o clima derrotou San Antonio…
As cidade dos Estados Unidos, como todos devemos imaginar, são bem estruturadas, planejadas e com excelente infraestrutura. Dependendo dos perigos naturais tem todo um sistema para que a cidade não pare e que os habitantes delas não se vejam afetados durante qualquer situação. Por exemplo, Karla e eu estivemos o fim do ano passado em Chicago, que normalmente nessa epoca passa por um duríssimo inverno com temperaturas na média de -5 ˚C e neva muito. Mas quando vc sai de manhã, encontra as ruas completamente limpas pq existem carros especiais que constantemente limpam e retiram a neve, mas tb as pessoas tem que usar roupa especial e os carros pneus para neve. Quando a meteorologia informa que as temperaturas cairam para -20 ˚C, geralmente por uma tempestade de neve, todos os meios de comunicação alertam a população para não sair das casas.
Por outro lado, no sul do país, no estado do Texas é completamente incomum nevar, faz frio no inverno mas não é animal. Este ano a América do Norte sofreu um dos piores invernos dos últimos anos que ocasionaram diversos problemas por todos os EUA.
Há 3 semanas atrás, os jornais informaram que uma frente fria estava vindo em direção a San Antonio e que tinha muitas possibilidades de cair neve. Isso não me chamou a atenção porque devido ao tamanho das tormentas que estavam sobre a América do Norte, mostradas por fotos de satélites, era muito provável nevar em San Antonio. O que foi muito curioso é que na TV e na internet, constantemente eram exibidas essas informações do clima e os jornalistas se mostravam muito preocupados e finalmente a nevada foi prognosticada na madrugada entre o 3 e 4 de fevereiro.
A sexta feira, 4 de fevereiro, me preparei como todos os dias para ir para o laboratório e ao sair de casa observei todo nosso condominio coberto por uma leve camada de neve, foi uma cena muito bonita, mas nada comparado com o que vimos em Chicago. Mas quando sai do condominio, fiquei impressionado pq tinha 4 ou 5 carros no meio da rua com as luzes de emergência ligadas completamente parados e com sinais de ter perdido o controle. O fluxo de carros era 99% menor que o de um dia normal e os poucos carros que andavam literalemente o faziam em slow motion. Chegando na faculdade, o carro de uma senhora ficou tb patinando na rua e em um momento parou eu com a ajuda de um rapaz tentamos empurrar o carro para ajudar a mulher, mas foi impossível, a roda girava mas o carro não andava. Quando neva, após certo tempo se forma uma camada de gelo fina e torna as estradas e ruas escorregadias consequentemente muito perigosas. Na faculdade não tinha ninguém. Nesse momento abri meu e-mail e a central da universidade tinha mandado um aviso para estudantes e trabalhadores para não irem esse dia na faculdade. Como a cidade nao está preparada para neve, as autoridades tentam alertar e proteger à população para evitar acidentes e mortes. Simplesmente a cidade perdeu para o clima.
Sistemas meteorológicos todos os países têm, então minha pergunta é: Por que no Brasil a meteorologia não alertou a população sobre a probabilidade de desastre das chuvas para evitar tantas mortes??? Por que temos que chorar tantas mortes por desastres naturais??
Temos que mudar urgentemente nossa mentalidade, conscientizar a população que a vida é mais importante que qualquer coisa material. Não mais lágrimas por motivos que podemos prevenir.
Assinar:
Postagens (Atom)