quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sonhos e saudades

Nascimos para perseguir sonhos,para tentar atingir nossa felicidade. As vezes esses sonhos nos levam a territorios desconhecidos, diferentes, longe de casa. E sofremos e sentimos a falta de nossas famílias, de nossos amigos, de nossa terra. Sentimos saudades. Essa simples palavra resume todo o que sentimos. Mas é nosso caminho e as coisas difíceis pelas que passamos agora, serão lembranças de luta e esforço no futuro. Por outro lado a vida foi generosa e nesta aventura estamos juntos eu e Karlinha, escrevendo nosso destino. Longe na distância, mas perto no coração o sentimento, estas festas de final de ano sentimos saudades de vocês mas felizes de estar lutando por nosso sonho. Feliz Natal e um excelente 2011.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ejemplo de vida -Exemplo de vida



O Peru é um classico país subdesenvolvido, tem todos os recursos para ser rico mas nossas influências espanholas nos converteram em uma nação informal, corrupta, insegura e desorganizada. E coloco completamente a culpa na conquista espanhola (idem portuguesa no Brasil) porque antes desse vergonhoso acontecimento eramos um Imperio poderoso que domininava praticamente toda a America do Sul.
Esta desorganização se observa em todos os aspectos desde os políticos sem vergonhas até as violentas reclamações de uma população que na sua maioria é ignorante e influenciável. Assim, estes vícios também são comuns em nosso pobre futebol peruano. Pobre em todo sentido, desde infraestrutura até futbolisticamente falando porque obviamente não ganhamos nada e sempre somos o saco de pancadas para os outros times. Porém, isso não importa para os torcedores peruanos, nós respiramos futebol desde pequenos, o fato de ser ruins não nos impede de acreditar, de pensar que a próxima eliminatória sim vamos a classficar a um mundial. Mas é óbvio o porque não vamos a uma Copa do Mundo, nossos dirigentes parecem políticos, so querem roubar, se aproveitar. Num torneio, que supostamente é de primeira divisão, existem times que não tem estádio, sede social, não tem nem médico!!! E que devem meses de salário aos já ruins jogadores. Pouca coisa melhorou os últimos anos e igual ao resto dos países, na parte final do torneio, sempre ocorrem (com absoluta certeza) fatos escuros para favorecer a um ou outro time. O que aconteceu na final do campeonato este ano ficará para a história como uma voz de protesto contra todo o sistema podre peruano em todas as áreas, não só no mundo esportivo.
Este ano disputaram a final do campeonato em jogos de ida e volta os times de San Martín e León de Huanuco. No primeiro jogo, que teve como local o León, houve uma tremenda briga no primeiro tempo na qual foram expulsos 2 jogadores de cada time por agressão, entre eles o argentino que joga no León Gustavo Rodas que sem dúvida, foi o melhor jogador do ano, e consequentemente não podia jogar o outro jogo. Em um fato ridículo, vergonhoso, cara de pau, sujo, pecaminoso e vulgar, a Comissão de Justiça da Federação de Futebol do Peru, liberou SÓ Rodas para jogar a final, em mais um fato desonesto de nossa sociedade peruana. Mas por que aconteceu isso?Fácil, o presidente da Federação Peruana o mal nascido, fdp Manuel Burga quer se eleger novamente e como vocês devem suspeitar ele rouba, enche o bolso de grana, lapida mais nosso futebol e como vai ter eleições este ano, comprou o voto do León perdoando o jogador Rodas para poder participar do último jogo. Inacreditável? Não essa é nossa América Latina.
Mas o impensado acontenceu e coisas como esta me levam a acreditar que um dia meu país vai sair desse buraco escuro onde se encontra. O treinador de León é Franco Navarro, grande jogador peruano dos 80 e exitoso técnico destes últimos anos.



Franco Navarro

Ele simplesmente deu uma bofetada no sistema miserável e corrupto e, como ele mesmo falou, por uma questão de princípios e ética não fez jogar Rodas o seu melhor jogador. Resultado: León perdeu e não foi campeão, mas Franco Navarro é sem dúvida aquele peruano diferente, com 10 pessoas como ele seriamos uma sociedade melhor com 100 sairiamos da pobreza e com 1000 seriamos os melhores do mundo.
Mas meu orgulhoso de ser peruano durou muito pouco. Esta semana esse desgraçado de Burga ganhou as eleições da federação, novamente comprou votos, prometeu viagens, grana e sabe Deus mais o que. Ganhou com 25 votos contra 10 de seu concorrente.



Que merda! 25 idiotas, 25 infelizes, 25 filhos de uma égua escolheram aquele safado sem vergonha. Para que vocês amigos que não são peruanos saibam, esse Burga que foi eleito é a pessoa mais odiada no Perú, pesquisas indicam que 93% repudia ele, ele não dá entrevistas, não tem emprego e literalmente está cagando e andando para o que o Peru inteiro deve xingar a família dele, ouvidos surdos para bolsos cheios.
Mesmo assim, com o ódio que sinto por este filho de uma rapariga (aprendi em Natal isto hehehe), fico com o exemplo de Navarro que preferiu perder um título a perder sua dignidade.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cuando los hermanos se encuentran – Quando os irmão se encontram

Desde que nací tengo suerte. La vida fué tan amable conmigo que me dió un hermano mellizo y pude dividir mis alegrias, mis juegos y mis tristezas con mi inigualable hermano Aldo durante mi niñez y mi adolescencia. Y realmente todo se duplica, las conquistas de él son mías, con sus problemas sufro y cuando gana Perú sentimos como si el gol valiese el doble. Apesar que hace años vivo lejos de él, cuando nos encontramos es siempre especial.



Pero la vida fué más alla y quiso darme más hermanos, no de sangre, sino personas que conoces en tu vida que se vuelven tus amigos y se inmortalizan como hermanos. Es la cima de la amistad, del compañerismo, de la pateria. Cuando un amigo se transforma en tu “pata” es simplemente para siempre.
Pocos dias antes de irme a vivir a los Estados Unidos, estaba escribiendo un mail en el yahoo y como nunca recibí un mensaje en el messenger de este (el cual nunca uso) y era de mi brother Giancarlo Maldonado.



Giancarlo juntamente con el Chino Kau, fueron mis mejores amigos durante la época del pregrado en la Universidad y nos hicimos inseparables. Siempre tuvimos pensamientos diferentes y al final de la fase universitaria esos ideales opuestos y algunos desentendimientos nos distanciaron, que acontece mucho cuando vamos cambiando de fases en nuestras vidas. Años después, me llamó y me dijo que se iba a vivir a EEUU, nos reunimos para rememorar viejos tiempos y enrumbó para una nueva vida. Raras veces entramos en contacto hasta ese dia que me encontró en el yahoo. Conversamos rapidamente y le conté que iba para San Antonio. No demoro la oportunidad y el pasado dia de Acción de Gracias que es feriado por aqui, organizamos las cosas para que él y Jessica (su esposa) nos vengan a visitar. Y pasamos un excelente feriado. Y es que cuando dos hermanos se encuentran, solo hay espacio para la alegria, para las chelas y para recordar viejos tiempos. Inmediatamente cualquier problema que tuvimos antes e interrumpió esta hermandad, desapareció.


Estoy muy feliz con el éxito que tiene y se lo merece porque la vida entera luchó por eso. Fue la misma alegria que sentí cuando me encontré con mi pataza Hernan en Roma, con mi brother Jose Luis en Natal, o con meu irmão Anderson también en Natal. Cuando te encuentras con un pataza después de años, parece que lo hubieras visto ayer. “habla huevas!”, “como estás cabrón!”, “daí bixinha!!”.







Con un hermano no necesitas hablar todos los dias. Necesitas saber que está bien y que le va bien, y si te necesita estarás allí. Y en el futuro, sentiré la misma alegria y será motivo para abrir unas (todas) chelas cuando me encuentre con ellos de nuevo y con mis otros hermanos Glauber, Renatão, Fernando o mi nuevo hermano el inconfundible Glaubinho.
Un verdadero amigo es dificíl de encontrar, un “pata” (hermano) es casi imposible y gracias a la vida, yo tengo varios patas...