quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porque me largué - Porque fui embora Parte 1 - Concurso para soñadores - Concurso para sonhadores




Sonho. Acordado sempre sonho. Faço o correto, sempre faço o correto. Adoro estudar e estudei mais do que devia, a sociedade pressiona, vc “tem” que trabalhar, vc está ficando velho, trabalha seu porra. Gosto do que eu faço mas não tem mais onde escalar, sou profissional, mestre, doutor. Sou tão especilista que não tem área pra mim em muitos países.
Volto a sonhar: tenho tantos diplomas, títulos, será que eu não mereço passar num concurso?
- Não sonha rapa, concurso é tudo arrumado! Se quiser passar tem que puxar o saco de alguém anos antes de passar!!!
Puxar o saco? Vai se ferrar!!!! Nunca farei isso, se precisa disso tou fora daquela merda de concurso!!!
....meses depois....
Vc viu?? Abriu concurso em tua área pq vc não se apresenta?....
Sonho de novo, viajo, penso... mas nunca abre em nossa área, vc tem certeza?
Absoluta olha aqui... vai rapaz,vc é tão bom, vc consegue!
Não sei, sempre falam que tá arrumado, não vou não.
Quem sabe?!! Não custa tentar...
O sonho se instala again. Eu sei que sou muito bom. Porque não?? Consigo sim, se outros conseguiram, eu também posso!!! Me esforço, me ilusiono, acredito. Leio, estudo, reflito. Pago, arrumo as malas, viajo. Estou capacitado, sou da melhor universidade, tenho um excelente CV (mas vc não tem padrinho, penso). Não importa vou derrubar isso.
Chego na sala do concurso. Estou ansioso, com medo mas confio. Conheço meus concorrentes, sinto confiança em alguns, nervosismo em outros. Sorteio. Acho que me dei bem, o destino está comigo, domino o tema, sei que posso, que consigo. Primera prova, eu acho que fui bem, vc foi ótimo escuto por aí e me dá moral. Segunda prova, falar sobre mim?? Isso eu sei muito bem! 10, 15 minutos... e termino de falar. Vc é ótimo, muito bom, perfeito. 2-0 pensei. Terceira prova: escreva sobre....... Mas não é possível, todos os astros se alinhearam a meu favor!!!! Detono e saio 1 hora antes do final, mas confiante ainda. Quarta prova: vc tem que fazer isso. Como? Fazer isso?? Faço isso 6 anos da minha vida. Terminei. Vejo desespero em muitos, me sinto um lutador, um guerreiro. A mulher vai anunciar os resultados: estou nervoso mas com fé. Olho para as confiantes, uma está com cara de cú e a outra está quase chorando. Fui bem, eu sei, e melhor, todo mundo viu que fui melhor que as confiantes. Resultados apertados. Fiquei atrás das confiantes, perdi por décimos, dizem que isso nunca acontece. Adrenalina no corpo, tapinhas nas costas. Vc quase conseguiu cara!!!! Vc é muito bom pena que só tem essas vagas!! Fui bem, perdi por pouco, penso, e saio feliz de ter lutado com garra.
Adrenalina some e dá lugar à razão. Como??? Perdi?? Mas eu fui o melhor??? Todo mundo viu, todo mundo presenciou o show que dei, porra!!!!!! 2 meses antes sabia os nomes das confiantes, sabia que iam passar, mas sonhei e sonhei muito. Isso que eu quero??? Ter que puxar o saco de alguém pra passar um concurso?? Ter que ir tomar café com o dono da bola pra ver se me “ajuda” a entrar???
Pra que merda fazem concurso, se em 98% deles já sabemos quem passa. Pra que bosta tem que enganar as pessoas, seus ridículos. Somos gente seus merdas!!! Vcs acham que não percebemos??? Arrumaram, arrumam e arrumarão pra que os seus lacaios entrem!!! Foda-se sistema ordinário!!!!!


Esta é uma historia ficticia, ja sabem, alguma coisa parecida com a realidade é coincidência


Vou embora onde me valorizem, onde não seja traído pelo sistema nem pelas pessoas, onde não tenha que levar um “presente” cada semana para agradar, onde não tenha que ir pra casa do chefe e rir das piadas idiotas pra conseguir as coisas.
Sou sonhador sim e vou conseguir o que eu quero com meu suor, meu sangue, nunca agradando um fdp!!!!
.........
Vc escutou??? Abriu outro concurso em tua área....
Sonho, desta vez acho que eu consigo......

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reconocimiento para un genio - Reconhecimento para um gênio



Não existe astro do futebol se não ganha a Copa do Mundo. Não tem héroi militar sem ganhar uma batalha. Hoje, não tem grande escritor, se não ganha o Nobel. E este ano a América Latina está em festa, o peruano Mario Vargas Llosa é o indiscutível ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.
O Peru inteiro comemorou após o anúncio realizado na Suécia, e como sempre os “figurettis” (pessoas que gostam de aparecer) chame-se Presidente, políticos e autoridades sairam na mídia para aproveitar a conquista, a qual, como todos sabemos não se deve em nada ao governo peruano. Mas sempre é legal ver um sorriso nas pessoas, um motivo para se sentir orgulhoso para um povo que sofre tanto.
Mario Vargas Llosa é um gênio, e como todo gênio sempre foi polêmico. Autor de numerosas obras autobiográficas e de carater social e político que marcaram de forma categórica o mundo literário latinoamericano e mundial como “La ciudad y los perros”, “Pantaleón y las Visitadoras” ou “Conversación en la Catedral”(recomendo). Ele foi capaz de deixar com um olho roxo de um soco a outra celebridade dos livros, o mestre Gabriel Garcia Marquez, dizem que por uma mulher.




Sempre teve uma posição política clara e foi crítico com o governo de turno. Mas, os momentos idiotas não são alheios aos gênios e Vargas Llosa tentou ser presidente do Peru. Ele foi candidato presidencial da direita peruana o que foi um choque pra aquelas pessoas que acompanhavam as idéias esquerdistas do seus livros. Acho que foi pior erro na vida dele ter entrado na política, e pela fama que tinha era total favorito para ganhar as eleições presidenciais. Mas nos meses prévios as eleições, a mídia deu atenção a um candidato saido das sombras, daquele que se apresenta só pra ver o que acontece e Vargas Llosa foi derrotado pelo até esse momento desconhecido Fujimori (aquele ditador de origem japonesa que governou o Peru por quase 10 anos). Depois disso, Vargas Llosa escreveu alguns capítulos amargos para os peruanos, como se nacionalizar espanhol em 1993, o que levou a várias críticas, até pediram para tirar a nacionalidade peruana dele.
Não podemos esquecer que este prêmio é mérito só de Mario. Toda essa festa nacional no Peru encabeçada pelos corruptos políticos de sempre, é só uma anedota. Um país sem escolas, sem uma educação digna, com índices de analfabetismo altíssimos não teria porque celebrar. Mas, tomo isso como um “aliciente” (algo que me motiva), como uma semente, como o primeiro passo para que se estimule a leitura entre as crianças peruanas e latinoamericanas.
Eu estou orgulhoso por este prêmio, não porque Mario nasceu no Peru, isso é um simples fato aleatório demográfico, estou orgulhoso porque ele difundiu nossa cultura, nosso dia a dia, nossos problemas e nossa peruanidade é conhecida por todo o mundo, é hora de celebrar Latinoamerica, a Copa do Mundo é nossa.

sábado, 9 de outubro de 2010

A palhaçada é sulamericana - La payasada es sudamericana



Quem mora no Brasil, sabe que um dos fatos mais falados atualmente é a eleição de Francisco Everardo Oliveira Silva como deputado federal nas últimas eleições, com o maior número de votos no Brasil, aproximadamente 1 milhão e 400 mil votos. Isso não seria nada anormal senão fosse que essa pessoa é o popular Tiririca, comediante muito conhecido no Brasil que está sobre suspeita (na verdade é um fato) de que não sabe ler nem escrever, que é o mínimo indispensável para ser candidato. O motivo de Tiririca ter sido “convidado” por um partido político para formar parte da agrupação foi já muito comentado, e pra resumir, os partidos políticos procuram candidatos populares (famosos da tv, cantores, ex-jogadores de futebol, etc) que conquistam votos baseado na popularidade deles e os verdadeiros pilantras e sem vergonhas entram também, porque no Brasil existe uma lei eleitoral que os candidatos mais votados, outorgam votos para outros candidatos do mesmo partido, levando eles pra o Congresso. Aqui o problema é gravíssimo, porque a “democracia” está mais para libertinagem. Pontos importantes: A irresponsabilidade dos partidos políticos de levar gente que não sabe nada de administração pública ao governo e tentar manter os corruptos e caras de pau de sempre, e tudo isto, na maior inconsciência na frente de toda a população e jornalismo. Outro ponto, é a mediocridade também de grande parte dos eleitores. Eu dei muita risada com as propagandas do Tiririca, mas jamais votaria por um sujeito como esse, manipulado e ciente de que está passando na história do Brasil como uma das maiores vergonhas políticas. Mas, como é possível mais de 1 milhão de votos neste palhaço??? Mais de um milhão de pessoas que estão pouco se lixando pra o Brasil? Eu li em algumas análises que é uma espécie de protesto da população contra os políticos clássicos. Idioticie, irresponsabilidade e ignorância. A democracia latinoamericana leva a isso, manipulação dos ignorantes para aumentar a riqueza dos corruptos. Soluções? Desde meu ponto de vista é facil, candidato tem que ter educação (leia-se graduação, pós-graduação) na área especifica e experiência. O voto não pode ser para todos; e melhor para não ser criticado com relação a isto, os candidatos devem entrar por concurso e não por votação e acabou-se o problema.



E para todos meus caros amigos brasileiros não ficarem muito triste saibam que este tipo de problema acontece em toda a América Latina, um exemplo peruano foi a eleição de uma mulher vulgar e ignorante em 1995 que se chama Susy Diaz que era vedette ( não tem esse tipo de trabalho no Brasil, ela se apresentava em programas humorísticos de biquini e dançava em alguns locais) mostrando a nádega com número dela que era o 13 e fazia carreata entregando camisinhas. A mulher não sabia nem falar direito, mas ganhou. E para atualizar este circo político latinoamericano, vou comentar sobre a polêmica decisão de Hilaria Supa Huaman como Presidente da Comissão de Educação do Congresso Peruano.


Uma mulher de um passado pobre e duro, que lutou muito na vida, não pra viver, senão pra sobreviver. Morou por muito tempo numa das regiões mais pobres do Perú e formou parte de Grupos que defendiam os intereses dos mais pobres. Até aqui está tudo bem, e meus parabéns pela luta desta mulher. Há uns anos atrás, ela foi eleita congressista da República (tipo uma senadora) e veste roupas típicas peruanas tentando mostrar que é orgulhosa de nosso passado. Ela foi eleita por pessoas que se refletem nela, com as mesmas condições condições e olham que chegou longe na política. Pra mim, ela não tem o preparo para participar do poder legislativo, mas quem tem no Congresso Peruano?? Nem 1%, similar que no Brasil. O verdadeiro crime foi escolher ela para ser Presidente da Comissão de Educação, isso é inadmissível. Essa “conquista” foi muito elogiada mundo a fora, uma mulher indígena, quechua e autóctona ter chegado nesse lugar. E qualificaram de racismo quem estava contra. Meus amigos, apesar de ter nossas deficiências em todo aspecto, temos no Peru gente preparada também, e uma parte dos “congressistas” escolheu a dona Supa, passando pela frente de Dona Martha Hildebrandt, uma competente especialista em educação, difícil pessoa, mas uma profissional impecável. Isto é uma das maiores vergonhas peruanas, mas pra um país que vive com notícias cheias de corrupção e escândalo, é só uma cena a mais de nosso circo latinoamericano.