terça-feira, 27 de setembro de 2011

Los delincuentes del Fútbol Peruano - Os delinquentes do futebol peruano



Lamentavelmente, esta é atualmente a imagem do futebol peruano: as dos delinquentes. Não é novidade no decadente futebol peruano ver cenas de violência fora do campo, mas o acontencido no final da semana foi simplesmente um ato retógrado, covarde e digno de pena de morte. Esses indivíduos que aparecem na foto, são os principais suspeitos de matar uma pessoa que cometeu o erro de ir ao estádio para torcer por seu time favorito.
No último sábado, no estádio Monumental de Lima disputou-se o jogo entre os times Universitário e Alianza Lima, que tem as maiores torcidas no Peru. Não vale a pena falar sobre o jogo, só indicar que neste tipo de eventos, sempre acontecem atos de violência antes, durante e depois do jogo, dentro e fora do estádio.Violência significa: vandalismo, roubos, assaltos e agressões de todo tipo. Nossa sociedade peruana está tão acostumada com isso, que já relacionamos jogo de futebol com violência. Mas neste jogo aconteceram brigas e vandalismo na área superior das arquibancadas, correspondente aos camarotes e um torcedor foi jogado de um desses camarotes caindo de uma altura de aprox. 10 metros e após algumas horas de agonia, morreu. FOI JOGADO!!!!! Que merda é essa!!! O que está acontencendo nesta sociedade!!!!!! Só ler a notícia já é chocante, mas ver as imagens de Walter Oyarce de 23 anos, que é o torcedor jogado dos camarotes, no chão com uma mancha enorme de sangue, agonizando não tem nome.
E a historia de horror não termina por aí. Existem fotografias como a mostrada neste blog, e vídeos dos momentos antes da queda de Walter, existem numerosas testemunhas indicando estes dois nefastos personagens como autores do crime de Walter. Só de ver os vídeos de toda violência que provocaram estes dois e os amigos deles era pra deixar na cadeia sem direito a nada por uns 20 anos, e se mataram o rapaz, no mínimo prisão perpétua e se fossemos justos pena de morte.
Outro vexame, própio de covardes é a atitude das autoridades, das instituições, dos grupos e dos animais envolvidos. Ninguém é responsável. O clube dono do estádio disse que não é responsável, a polícia igual, a torcida e até os retrógrados, mesmo com provas, não se responsabilisam. Então quem porra é responsável? Além disso, o presidente do clube rival, pediu o fechamento desse estádio, como se essa atitude resolvesse o problema e a violência não fosse provocada por delinquentes vestidos com as cores do seu time e não acontecesse no estádio desse time. Só um adjetivo: irresponsável.
No cúmulo da senvergonhice, um destes indivíduos fugiu do país e o outro declara para um programa de TV que não foram eles, que só se defenderam. O jornalista, que entrevistou este indivíduo, se tivesse um poquinho de sangue na cara, marcava essa entrevista e depois entregava a este desgraçado para a polícia.
Alguma coisa tem que ser feita, estas coisas cada vez são mais comuns, vai chegar um dia que vamos achar chocante só se morrem mais de 50 pessoas. Não permitamos isto a próxima vez pode ser com nossas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário