quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sonhos e saudades

Nascimos para perseguir sonhos,para tentar atingir nossa felicidade. As vezes esses sonhos nos levam a territorios desconhecidos, diferentes, longe de casa. E sofremos e sentimos a falta de nossas famílias, de nossos amigos, de nossa terra. Sentimos saudades. Essa simples palavra resume todo o que sentimos. Mas é nosso caminho e as coisas difíceis pelas que passamos agora, serão lembranças de luta e esforço no futuro. Por outro lado a vida foi generosa e nesta aventura estamos juntos eu e Karlinha, escrevendo nosso destino. Longe na distância, mas perto no coração o sentimento, estas festas de final de ano sentimos saudades de vocês mas felizes de estar lutando por nosso sonho. Feliz Natal e um excelente 2011.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ejemplo de vida -Exemplo de vida



O Peru é um classico país subdesenvolvido, tem todos os recursos para ser rico mas nossas influências espanholas nos converteram em uma nação informal, corrupta, insegura e desorganizada. E coloco completamente a culpa na conquista espanhola (idem portuguesa no Brasil) porque antes desse vergonhoso acontecimento eramos um Imperio poderoso que domininava praticamente toda a America do Sul.
Esta desorganização se observa em todos os aspectos desde os políticos sem vergonhas até as violentas reclamações de uma população que na sua maioria é ignorante e influenciável. Assim, estes vícios também são comuns em nosso pobre futebol peruano. Pobre em todo sentido, desde infraestrutura até futbolisticamente falando porque obviamente não ganhamos nada e sempre somos o saco de pancadas para os outros times. Porém, isso não importa para os torcedores peruanos, nós respiramos futebol desde pequenos, o fato de ser ruins não nos impede de acreditar, de pensar que a próxima eliminatória sim vamos a classficar a um mundial. Mas é óbvio o porque não vamos a uma Copa do Mundo, nossos dirigentes parecem políticos, so querem roubar, se aproveitar. Num torneio, que supostamente é de primeira divisão, existem times que não tem estádio, sede social, não tem nem médico!!! E que devem meses de salário aos já ruins jogadores. Pouca coisa melhorou os últimos anos e igual ao resto dos países, na parte final do torneio, sempre ocorrem (com absoluta certeza) fatos escuros para favorecer a um ou outro time. O que aconteceu na final do campeonato este ano ficará para a história como uma voz de protesto contra todo o sistema podre peruano em todas as áreas, não só no mundo esportivo.
Este ano disputaram a final do campeonato em jogos de ida e volta os times de San Martín e León de Huanuco. No primeiro jogo, que teve como local o León, houve uma tremenda briga no primeiro tempo na qual foram expulsos 2 jogadores de cada time por agressão, entre eles o argentino que joga no León Gustavo Rodas que sem dúvida, foi o melhor jogador do ano, e consequentemente não podia jogar o outro jogo. Em um fato ridículo, vergonhoso, cara de pau, sujo, pecaminoso e vulgar, a Comissão de Justiça da Federação de Futebol do Peru, liberou SÓ Rodas para jogar a final, em mais um fato desonesto de nossa sociedade peruana. Mas por que aconteceu isso?Fácil, o presidente da Federação Peruana o mal nascido, fdp Manuel Burga quer se eleger novamente e como vocês devem suspeitar ele rouba, enche o bolso de grana, lapida mais nosso futebol e como vai ter eleições este ano, comprou o voto do León perdoando o jogador Rodas para poder participar do último jogo. Inacreditável? Não essa é nossa América Latina.
Mas o impensado acontenceu e coisas como esta me levam a acreditar que um dia meu país vai sair desse buraco escuro onde se encontra. O treinador de León é Franco Navarro, grande jogador peruano dos 80 e exitoso técnico destes últimos anos.



Franco Navarro

Ele simplesmente deu uma bofetada no sistema miserável e corrupto e, como ele mesmo falou, por uma questão de princípios e ética não fez jogar Rodas o seu melhor jogador. Resultado: León perdeu e não foi campeão, mas Franco Navarro é sem dúvida aquele peruano diferente, com 10 pessoas como ele seriamos uma sociedade melhor com 100 sairiamos da pobreza e com 1000 seriamos os melhores do mundo.
Mas meu orgulhoso de ser peruano durou muito pouco. Esta semana esse desgraçado de Burga ganhou as eleições da federação, novamente comprou votos, prometeu viagens, grana e sabe Deus mais o que. Ganhou com 25 votos contra 10 de seu concorrente.



Que merda! 25 idiotas, 25 infelizes, 25 filhos de uma égua escolheram aquele safado sem vergonha. Para que vocês amigos que não são peruanos saibam, esse Burga que foi eleito é a pessoa mais odiada no Perú, pesquisas indicam que 93% repudia ele, ele não dá entrevistas, não tem emprego e literalmente está cagando e andando para o que o Peru inteiro deve xingar a família dele, ouvidos surdos para bolsos cheios.
Mesmo assim, com o ódio que sinto por este filho de uma rapariga (aprendi em Natal isto hehehe), fico com o exemplo de Navarro que preferiu perder um título a perder sua dignidade.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cuando los hermanos se encuentran – Quando os irmão se encontram

Desde que nací tengo suerte. La vida fué tan amable conmigo que me dió un hermano mellizo y pude dividir mis alegrias, mis juegos y mis tristezas con mi inigualable hermano Aldo durante mi niñez y mi adolescencia. Y realmente todo se duplica, las conquistas de él son mías, con sus problemas sufro y cuando gana Perú sentimos como si el gol valiese el doble. Apesar que hace años vivo lejos de él, cuando nos encontramos es siempre especial.



Pero la vida fué más alla y quiso darme más hermanos, no de sangre, sino personas que conoces en tu vida que se vuelven tus amigos y se inmortalizan como hermanos. Es la cima de la amistad, del compañerismo, de la pateria. Cuando un amigo se transforma en tu “pata” es simplemente para siempre.
Pocos dias antes de irme a vivir a los Estados Unidos, estaba escribiendo un mail en el yahoo y como nunca recibí un mensaje en el messenger de este (el cual nunca uso) y era de mi brother Giancarlo Maldonado.



Giancarlo juntamente con el Chino Kau, fueron mis mejores amigos durante la época del pregrado en la Universidad y nos hicimos inseparables. Siempre tuvimos pensamientos diferentes y al final de la fase universitaria esos ideales opuestos y algunos desentendimientos nos distanciaron, que acontece mucho cuando vamos cambiando de fases en nuestras vidas. Años después, me llamó y me dijo que se iba a vivir a EEUU, nos reunimos para rememorar viejos tiempos y enrumbó para una nueva vida. Raras veces entramos en contacto hasta ese dia que me encontró en el yahoo. Conversamos rapidamente y le conté que iba para San Antonio. No demoro la oportunidad y el pasado dia de Acción de Gracias que es feriado por aqui, organizamos las cosas para que él y Jessica (su esposa) nos vengan a visitar. Y pasamos un excelente feriado. Y es que cuando dos hermanos se encuentran, solo hay espacio para la alegria, para las chelas y para recordar viejos tiempos. Inmediatamente cualquier problema que tuvimos antes e interrumpió esta hermandad, desapareció.


Estoy muy feliz con el éxito que tiene y se lo merece porque la vida entera luchó por eso. Fue la misma alegria que sentí cuando me encontré con mi pataza Hernan en Roma, con mi brother Jose Luis en Natal, o con meu irmão Anderson también en Natal. Cuando te encuentras con un pataza después de años, parece que lo hubieras visto ayer. “habla huevas!”, “como estás cabrón!”, “daí bixinha!!”.







Con un hermano no necesitas hablar todos los dias. Necesitas saber que está bien y que le va bien, y si te necesita estarás allí. Y en el futuro, sentiré la misma alegria y será motivo para abrir unas (todas) chelas cuando me encuentre con ellos de nuevo y con mis otros hermanos Glauber, Renatão, Fernando o mi nuevo hermano el inconfundible Glaubinho.
Un verdadero amigo es dificíl de encontrar, un “pata” (hermano) es casi imposible y gracias a la vida, yo tengo varios patas...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Nuestro primer año ... - Nosso primeiro ano…




É simplesmente incrível. Já passaram 12 memoráveis meses desde que Karlinha e eu decidimos unir nossas vidas. E só quando pensamos em o que iriamos fazer para comemorar, percebi que o tempo passa muito rápido. Aquele 21 de Novembro de 2009, foi e será um dia que muita gente lembrará a vida inteira pelas emoções, pelas alegrias, pela cerimônia e obviamente pela festa. Sempre falam que os noivos ficam nervosos antes da ceremônia de casamento, mas neste caso, Karlinha e eu estávamos mais tranquilos que água de poço. Acredito que essa tranquilidade se devia a ao fato de estarmos muito seguros do que queriamos, que já moravamos juntos e que nossas famílias sentiam o grande amor que sentimos um pelo outro. O que mais alegria me deu, foi que apesar de Natal (a cidade de Karlinha e onde decidimos casarnos) estar bem longe de minha cidade e de São Paulo (onde Karlinha e eu faziamos pós-graduação), minha família inteira e meus grandes amigos estiveram presentes. Mesmo aos que não conseguiram viajar, também agradeço enormemente as boas energias e saibam que compreendo os motivos, só não esperem que eu participe de seus casamentos (brincadeira). Neste ano aconteceram muitas coisas, viajei muito com Karlinha (grande novidade) Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Miami, Roma, Florença, París, Barcelona e agora estamos em San Antonio. Mudamos completamente nossas vidas e estamos em fase de adaptação a este novo ritmo de vida texano. É dificil mudar de país, tenho experiência nisso, constantemente passa na cabeça a idéia de dessistir. A saudade da família, dos amigos, dos nossos costumes é forte, mas o apoio que damos (Karla e eu) um ao outro está sendo importantíssimo e estamos conseguindo nos adaptar, acredito que bem. Para comemorar nosso primeiro aniversário, decidimos ir a uma churrascaria brasileira o Fogo de Chão daqui de San Antonio, que obviamente está muito distante do gostinho e do ambiente de uma verdadeira churrascaria brazuca (não tinha skol ou brahma, absurdo!!!). Mesmo assim, passamos um excelente dia, conversando um pouco com alguns garçons brasileiros, tirando fotos com mexicanos fantasiados de gaúchos,



sentindo-nos um poquinho de volta em casa e relembrando aqueles momentos divinos vividos um ano atrás. Cada uma das pessoas que gostam de nós, saibam que estamos bem, morrendo de saudade, mas na luta, tentando abrir nosso caminho, para que no futuro possamos comemorar muitos aniversários da melhor forma desta sociedade brazuco-perucha chamada KARLA e RENZO.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mujeres comandando - Mulheres no comando





Ninguém neste mundo machista teria imaginado 50 anos atrás que este ano pela primeira vez, uma mulher foi eleita como Presidente do Brasil. Apesar que eu não tenho a menor afinidade por Dilma Vanna Rouseff candidata pelo PT, ou seja dando continuidade ao Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, tenho que reconhecer que é uma mulher de luta e ganhou as eleições num apertado segundo turno. E para quem não conhece muito da atualidade brasileira, outra mulher Marina Silva ficou em terceiro atrás da Dilma e do Serra no primeiro turno com quase 20% dos votos. Com certeza absoluta, Marina será presidente em um futuro próximo. Mas, por que será que as mulheres estão tendo destaque na política? Obviamente nas últimas decadas as mulheres entraram com mais força no mercado de trabalho apoiadas por uma série de leis que aboliam definitivamente qualquer tipo de discriminação contra elas e isso se reflete também na política. A grande precursora nestes tempos modernos foi sem dúvida Margaret Thatcher, ex Primeira Ministra da Inglaterra (1979-1990), famosa por ser durona, por exemplo, sem duvidar um segundo declarou a guerra à Argentina no porblema das Ilhas Malvinas, na qual, logicamente, o exército argentino foi massacrado pelos ingleses. Nestes últimos anos alguns países sulamericanos tiveram e tem mulheres no comando do país como: Bachelet (Chile) e Kirchner (Argentina).
Saindo um pouco da política, alguns anos atrás a triste Policia Nacional do Peru, em uma tentativa de melhorar sua já triste imagem criou um esquadrão motorizado chamado de “Fenix” formado só por mulheres que estavam encarregadas de controlar o trânsito e andavam em espetaculares motos Harley Davidson sabem porque só mulheres?? Porque no Perú poucas pessoas cumprem as regras de tránsito e os mal pagos (mas não justifica) policiais aproveitam isto para pedir uma “coima” (propina) e logicamente as pessoas preferem dar 20 soles para o policial que pagar 200 soles de multa. Os níveis de corrupção com a ajuda deste esquadrão diminui muito e como comprovado cientificamente as mulheres são menos corruptíveis.



E como próximo ano teremos eleições presidenciais no Peru uma forte candidata que foi anunciada ontem é Sra. Mercedez Araoz Fernandez, mulher inteligente, jovem que, eu acho que será a nova presidente do Peru e para a inveja de meus amigos brasileiros não parece com Chucky, o boneco diabólico, e sim com uma barbie “inca”.



Deus queira que a Dilma seja o Esquadrão Fenix da política brasileira e que apesar do seu lado negativo, mude e leve ao Brasil pra o lugar onde deve estar....

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porque me largué - Porque fui embora Parte 1 - Concurso para soñadores - Concurso para sonhadores




Sonho. Acordado sempre sonho. Faço o correto, sempre faço o correto. Adoro estudar e estudei mais do que devia, a sociedade pressiona, vc “tem” que trabalhar, vc está ficando velho, trabalha seu porra. Gosto do que eu faço mas não tem mais onde escalar, sou profissional, mestre, doutor. Sou tão especilista que não tem área pra mim em muitos países.
Volto a sonhar: tenho tantos diplomas, títulos, será que eu não mereço passar num concurso?
- Não sonha rapa, concurso é tudo arrumado! Se quiser passar tem que puxar o saco de alguém anos antes de passar!!!
Puxar o saco? Vai se ferrar!!!! Nunca farei isso, se precisa disso tou fora daquela merda de concurso!!!
....meses depois....
Vc viu?? Abriu concurso em tua área pq vc não se apresenta?....
Sonho de novo, viajo, penso... mas nunca abre em nossa área, vc tem certeza?
Absoluta olha aqui... vai rapaz,vc é tão bom, vc consegue!
Não sei, sempre falam que tá arrumado, não vou não.
Quem sabe?!! Não custa tentar...
O sonho se instala again. Eu sei que sou muito bom. Porque não?? Consigo sim, se outros conseguiram, eu também posso!!! Me esforço, me ilusiono, acredito. Leio, estudo, reflito. Pago, arrumo as malas, viajo. Estou capacitado, sou da melhor universidade, tenho um excelente CV (mas vc não tem padrinho, penso). Não importa vou derrubar isso.
Chego na sala do concurso. Estou ansioso, com medo mas confio. Conheço meus concorrentes, sinto confiança em alguns, nervosismo em outros. Sorteio. Acho que me dei bem, o destino está comigo, domino o tema, sei que posso, que consigo. Primera prova, eu acho que fui bem, vc foi ótimo escuto por aí e me dá moral. Segunda prova, falar sobre mim?? Isso eu sei muito bem! 10, 15 minutos... e termino de falar. Vc é ótimo, muito bom, perfeito. 2-0 pensei. Terceira prova: escreva sobre....... Mas não é possível, todos os astros se alinhearam a meu favor!!!! Detono e saio 1 hora antes do final, mas confiante ainda. Quarta prova: vc tem que fazer isso. Como? Fazer isso?? Faço isso 6 anos da minha vida. Terminei. Vejo desespero em muitos, me sinto um lutador, um guerreiro. A mulher vai anunciar os resultados: estou nervoso mas com fé. Olho para as confiantes, uma está com cara de cú e a outra está quase chorando. Fui bem, eu sei, e melhor, todo mundo viu que fui melhor que as confiantes. Resultados apertados. Fiquei atrás das confiantes, perdi por décimos, dizem que isso nunca acontece. Adrenalina no corpo, tapinhas nas costas. Vc quase conseguiu cara!!!! Vc é muito bom pena que só tem essas vagas!! Fui bem, perdi por pouco, penso, e saio feliz de ter lutado com garra.
Adrenalina some e dá lugar à razão. Como??? Perdi?? Mas eu fui o melhor??? Todo mundo viu, todo mundo presenciou o show que dei, porra!!!!!! 2 meses antes sabia os nomes das confiantes, sabia que iam passar, mas sonhei e sonhei muito. Isso que eu quero??? Ter que puxar o saco de alguém pra passar um concurso?? Ter que ir tomar café com o dono da bola pra ver se me “ajuda” a entrar???
Pra que merda fazem concurso, se em 98% deles já sabemos quem passa. Pra que bosta tem que enganar as pessoas, seus ridículos. Somos gente seus merdas!!! Vcs acham que não percebemos??? Arrumaram, arrumam e arrumarão pra que os seus lacaios entrem!!! Foda-se sistema ordinário!!!!!


Esta é uma historia ficticia, ja sabem, alguma coisa parecida com a realidade é coincidência


Vou embora onde me valorizem, onde não seja traído pelo sistema nem pelas pessoas, onde não tenha que levar um “presente” cada semana para agradar, onde não tenha que ir pra casa do chefe e rir das piadas idiotas pra conseguir as coisas.
Sou sonhador sim e vou conseguir o que eu quero com meu suor, meu sangue, nunca agradando um fdp!!!!
.........
Vc escutou??? Abriu outro concurso em tua área....
Sonho, desta vez acho que eu consigo......

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reconocimiento para un genio - Reconhecimento para um gênio



Não existe astro do futebol se não ganha a Copa do Mundo. Não tem héroi militar sem ganhar uma batalha. Hoje, não tem grande escritor, se não ganha o Nobel. E este ano a América Latina está em festa, o peruano Mario Vargas Llosa é o indiscutível ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.
O Peru inteiro comemorou após o anúncio realizado na Suécia, e como sempre os “figurettis” (pessoas que gostam de aparecer) chame-se Presidente, políticos e autoridades sairam na mídia para aproveitar a conquista, a qual, como todos sabemos não se deve em nada ao governo peruano. Mas sempre é legal ver um sorriso nas pessoas, um motivo para se sentir orgulhoso para um povo que sofre tanto.
Mario Vargas Llosa é um gênio, e como todo gênio sempre foi polêmico. Autor de numerosas obras autobiográficas e de carater social e político que marcaram de forma categórica o mundo literário latinoamericano e mundial como “La ciudad y los perros”, “Pantaleón y las Visitadoras” ou “Conversación en la Catedral”(recomendo). Ele foi capaz de deixar com um olho roxo de um soco a outra celebridade dos livros, o mestre Gabriel Garcia Marquez, dizem que por uma mulher.




Sempre teve uma posição política clara e foi crítico com o governo de turno. Mas, os momentos idiotas não são alheios aos gênios e Vargas Llosa tentou ser presidente do Peru. Ele foi candidato presidencial da direita peruana o que foi um choque pra aquelas pessoas que acompanhavam as idéias esquerdistas do seus livros. Acho que foi pior erro na vida dele ter entrado na política, e pela fama que tinha era total favorito para ganhar as eleições presidenciais. Mas nos meses prévios as eleições, a mídia deu atenção a um candidato saido das sombras, daquele que se apresenta só pra ver o que acontece e Vargas Llosa foi derrotado pelo até esse momento desconhecido Fujimori (aquele ditador de origem japonesa que governou o Peru por quase 10 anos). Depois disso, Vargas Llosa escreveu alguns capítulos amargos para os peruanos, como se nacionalizar espanhol em 1993, o que levou a várias críticas, até pediram para tirar a nacionalidade peruana dele.
Não podemos esquecer que este prêmio é mérito só de Mario. Toda essa festa nacional no Peru encabeçada pelos corruptos políticos de sempre, é só uma anedota. Um país sem escolas, sem uma educação digna, com índices de analfabetismo altíssimos não teria porque celebrar. Mas, tomo isso como um “aliciente” (algo que me motiva), como uma semente, como o primeiro passo para que se estimule a leitura entre as crianças peruanas e latinoamericanas.
Eu estou orgulhoso por este prêmio, não porque Mario nasceu no Peru, isso é um simples fato aleatório demográfico, estou orgulhoso porque ele difundiu nossa cultura, nosso dia a dia, nossos problemas e nossa peruanidade é conhecida por todo o mundo, é hora de celebrar Latinoamerica, a Copa do Mundo é nossa.

sábado, 9 de outubro de 2010

A palhaçada é sulamericana - La payasada es sudamericana



Quem mora no Brasil, sabe que um dos fatos mais falados atualmente é a eleição de Francisco Everardo Oliveira Silva como deputado federal nas últimas eleições, com o maior número de votos no Brasil, aproximadamente 1 milhão e 400 mil votos. Isso não seria nada anormal senão fosse que essa pessoa é o popular Tiririca, comediante muito conhecido no Brasil que está sobre suspeita (na verdade é um fato) de que não sabe ler nem escrever, que é o mínimo indispensável para ser candidato. O motivo de Tiririca ter sido “convidado” por um partido político para formar parte da agrupação foi já muito comentado, e pra resumir, os partidos políticos procuram candidatos populares (famosos da tv, cantores, ex-jogadores de futebol, etc) que conquistam votos baseado na popularidade deles e os verdadeiros pilantras e sem vergonhas entram também, porque no Brasil existe uma lei eleitoral que os candidatos mais votados, outorgam votos para outros candidatos do mesmo partido, levando eles pra o Congresso. Aqui o problema é gravíssimo, porque a “democracia” está mais para libertinagem. Pontos importantes: A irresponsabilidade dos partidos políticos de levar gente que não sabe nada de administração pública ao governo e tentar manter os corruptos e caras de pau de sempre, e tudo isto, na maior inconsciência na frente de toda a população e jornalismo. Outro ponto, é a mediocridade também de grande parte dos eleitores. Eu dei muita risada com as propagandas do Tiririca, mas jamais votaria por um sujeito como esse, manipulado e ciente de que está passando na história do Brasil como uma das maiores vergonhas políticas. Mas, como é possível mais de 1 milhão de votos neste palhaço??? Mais de um milhão de pessoas que estão pouco se lixando pra o Brasil? Eu li em algumas análises que é uma espécie de protesto da população contra os políticos clássicos. Idioticie, irresponsabilidade e ignorância. A democracia latinoamericana leva a isso, manipulação dos ignorantes para aumentar a riqueza dos corruptos. Soluções? Desde meu ponto de vista é facil, candidato tem que ter educação (leia-se graduação, pós-graduação) na área especifica e experiência. O voto não pode ser para todos; e melhor para não ser criticado com relação a isto, os candidatos devem entrar por concurso e não por votação e acabou-se o problema.



E para todos meus caros amigos brasileiros não ficarem muito triste saibam que este tipo de problema acontece em toda a América Latina, um exemplo peruano foi a eleição de uma mulher vulgar e ignorante em 1995 que se chama Susy Diaz que era vedette ( não tem esse tipo de trabalho no Brasil, ela se apresentava em programas humorísticos de biquini e dançava em alguns locais) mostrando a nádega com número dela que era o 13 e fazia carreata entregando camisinhas. A mulher não sabia nem falar direito, mas ganhou. E para atualizar este circo político latinoamericano, vou comentar sobre a polêmica decisão de Hilaria Supa Huaman como Presidente da Comissão de Educação do Congresso Peruano.


Uma mulher de um passado pobre e duro, que lutou muito na vida, não pra viver, senão pra sobreviver. Morou por muito tempo numa das regiões mais pobres do Perú e formou parte de Grupos que defendiam os intereses dos mais pobres. Até aqui está tudo bem, e meus parabéns pela luta desta mulher. Há uns anos atrás, ela foi eleita congressista da República (tipo uma senadora) e veste roupas típicas peruanas tentando mostrar que é orgulhosa de nosso passado. Ela foi eleita por pessoas que se refletem nela, com as mesmas condições condições e olham que chegou longe na política. Pra mim, ela não tem o preparo para participar do poder legislativo, mas quem tem no Congresso Peruano?? Nem 1%, similar que no Brasil. O verdadeiro crime foi escolher ela para ser Presidente da Comissão de Educação, isso é inadmissível. Essa “conquista” foi muito elogiada mundo a fora, uma mulher indígena, quechua e autóctona ter chegado nesse lugar. E qualificaram de racismo quem estava contra. Meus amigos, apesar de ter nossas deficiências em todo aspecto, temos no Peru gente preparada também, e uma parte dos “congressistas” escolheu a dona Supa, passando pela frente de Dona Martha Hildebrandt, uma competente especialista em educação, difícil pessoa, mas uma profissional impecável. Isto é uma das maiores vergonhas peruanas, mas pra um país que vive com notícias cheias de corrupção e escândalo, é só uma cena a mais de nosso circo latinoamericano.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por qué el mundo en portunhol?


Este primer post, decidí hacerlo en mi lengua de origen e intentaré explicar el objetivo de este blog. Cada día, como cualquier persona, pienso en muchas cosas, de diversos asuntos. Por más que cada uno de nosotros nos dediquemos a actividades muy diferentes, siempre pasamos por situaciones parecidas. Problemas de ciudad, de convivencia, de salud, con los jefes, con los colegas, con las salidas, trasnochadas y familia. Todo esto producen historias, que siempre quise escribirlas. Ya es hora de comenzar.
Referente al título, nací en la maravillosa tierra de los incas (Perú para los burros) y hace algunos (varios) años vivo en Brasil. Mi querida Karlinha (que inspirará várias historias) es brasileña y desde hace casi 1 año decidimos andar juntos en esta vida (para los poco románticos, casados pe) y por eso mi mundo se convirtió en portunhol. Amo al Perú y eso nunca cambiará, pero sin duda amo también al Brasil que me dió lo principal: mi motivo de vivir. Mundo en espanhol comienza por aqui.